Editoras têm apoio para estar na Bienal Internacional do Livro

Câmara do Livro e secretaria estadual estimulam a participação de 13 empresas

Entre os dias 22 e 31, 13 editoras gaúchas participarão da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. A mostra estimula a difusão da produção editorial e reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras do País. As editoras estão sendo apoiadas pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI).
Entre as editoras presentes está a Belas Letras, de Caxias do Sul, que ressalta a venda dos e-books e o seu crescimento como opção de leitura. Para o editor Gustavo Guertler, apesar de a venda de títulos nesse formato não ser expressiva, a expectativa de crescimento é grande. "O que falta é a popularidade e equipamentos eletrônicos que ofereçam uma melhor leitura", afirma. A editora ainda se destaca nas áreas de bibliografia, arte e estilo de vida.
A Editora Universitária da PUC espera ampliar em 20% as vendas registradas em 2013, quando comercializou 1.200 volumes. O diretor Jerônimo Carlos Santos Braga destaca a importância do investimento para a leitura: "Na medida em que o governo incentiva, está dizendo que é importante que a sociedade leia". Apenas em 2013, a empresa colocou no mercado 52 e-books, além de 67 títulos impressos, registrando um aumento de 23% no faturamento em relação ao ano anterior. As publicações são resultado de pesquisas de pós-graduação, de temas de interesse geral, como História, ciências exatas, saúde e letras.
O incentivo do governo do Estado faz parte do programa Atração de Investimentos e Promoção Comercial, que visa apoiar a participação de empresas gaúchas em feiras internacionais. Na Bienal, a SDPI conta com a parceria da Câmara Rio-Grandense do Livro. 

Comentários