Exposição que homenageia vítimas do Holocausto chega a Porto Alegre

Fotografias de crianças que vivenciaram o extermínio são exibidas na mostra

Depois de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, a exposição "Tão Somente Crianças: infâncias roubadas no Holocausto", idealizada pelo Museu do Holocausto de Curitiba, chega a Porto Alegre através da parceria entre a Procuradoria Geral de Justiça, as entidades judaicas B'nai B'rith e Wizo/RS e o Museu do Holocausto de Curitiba. A exposição ficará aberta ao público de 10 a 30 de setembro, das 9h às 18h, no Ministério Público Estadual. A abertura oficial será no dia 9, com a presença de autoridades.
A exposição é dividida em 26 painéis e conta a história de 1,5 milhão de crianças assassinadas durante o Holocausto. Trata-se de um observatório onde é possível enxergar luzes em pequenos espelhos que simbolizam as vidas interrompidas. A entrada é gratuita e as escolas podem fazer inscrições para visitas com monitores, pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (51) 3311.0869.
O objetivo da divulgação destas imagens é transmitir histórias pessoais e a constante luta contra qualquer forma de discriminação, preconceito, intolerância, ódio e racismo. O conteúdo da exposição relaciona-se diretamente com o conceito e o período da 2ª Guerra Mundial, enfatizando as relações entre as crianças e o Holocausto: a vida plena judaica, a marginalização, as perseguições, os destinos, o cotidiano, a resistência, a memória e os traumas.

Comentários