Feira do Livro lança programação completa e campanha

O material foi apresentado hoje durante coletiva de imprensa

Hoje pela manhã, no Grande Hotel, ocorreu coletiva de imprensa para apresentar a programação, a campanha publicitária, o site e a estrutura física da 52ª Feira do Livro de Porto Alegre, que terá início no próximo dia 27. Profissionais de diversos veículos da Capital estiveram presentes no evento que teve a jornalista Cristiane Ostermann, da KCS Projetos em Comunicação, como mestre de cerimônias. Compunham a mesa de autoridades o presidente da Câmara Riograndense do Livro, Waldir da Silveira, o patrono da Feira, Alcy Cheuiche, e o cônsul do Japão, país homenageado, Hajime Kimura. Representantes das empresas patrocinadoras também compareceram.


Waldir destacou a importância da imprensa para a Feira: "A imprensa tem um papel fundamental na popularização do livro e da leitura", afirmou. Completou dizendo que a missão do evento é a mesma desde sua criação: "Se o povo não vai à livraria, levamos a livraria ao povo". O presidente da Câmara do Livro disse que os jornalistas serão convocados novamente durante a Feira por vários motivos. Um deles será a apresentação de uma pesquisa que vem sendo realizada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) sobre os hábitos de leitura da população gaúcha, estrutura das bibliotecas e das livrarias e analfabetismo funcional.


Cheuiche iniciou sua fala parafraseando o poeta Mario Quintana: "Tenho sentido que existe da população esse "suave mistério amoroso" em relação à Feira do Livro". Lembrou que, apesar de ser época de eleições, o evento não sai da pauta de assuntos dos gaúchos. Ao passar a palavra ao cônsul do Japão, o patrono recordou o período em que viveu em São Paulo e disse algumas palavras em japonês. Kimura agradeceu a escolha do país para a homenagem, afirmando que não poderia haver melhor ano para isso, pois em 2006 comemora-se o Cinqüentenário da Imigração Japonesa ao Estado e o Internacional disputará a Copa dos Campeões em Tóquio. "E ganhará", assegurou, dividindo a platéia.


Roberto Callage apresentou a campanha publicitária, criada pela DCS, com o tema "Viva o Livro". A ação entrará no ar a partir do dia 23. Já a Dom Design é a responsável pela estrutura e pela sinalização da Feira, que este ano novamente terá Área Internacional passando a Siqueira Campos e a Infantil e Juvenil no Cais do Porto. A novidade é que ela se estenderá até a Caldas Júnior e terá a Sala de Imprensa e o Pavilhão de Autógrafos (agora, seis vezes maior, chamado Praça de Autógrafos) ampliados. O site do evento trará todas as informações necessárias para público e imprensa. O endereço é www.feiradolivro-poa.com.br.



Confira a programação completa da Feira.

Comentários