Feira reúne representantes da literatura brasileira e uruguaia

Evento é promovido pelos municípios de Sant"Ana do Livramento e Rivera

As cidades-irmãs Sant'Ana do Livramento e Rivera se unem para realizar, entre os dias 25 e 28 deste mês, a terceira edição da Feira Binacional do Livro. O evento terá como cenário a Praça Internacional e o patrono será o jornalista e escritor santanense Juremir Machado. Na programação estarão lançamentos de livros, debates, teatro, encontro binacional de bibliotecas, e literatura infantil. Serão mais de 30 atividades desenvolvidas por diversas instituições. "Livramento e Rivera, unidas, coladas, indissociáveis, representam para mim internacionalismo, cosmopolitismo, valorização da diferença, convivência de culturas antagônicas e complementares, complexidade. É a feira ideal, um pé em cada país, uma mão em cada literatura", ressalta Juremir Machado.
Nesta edição, a comissão organizadora é composta por 12 instituições dos dois países, que são as responsáveis por montar esses quatro dias de eventos abertos ao público e gratuitos. As escolas da rede pública e privada de ensino, por exemplo, visitarão a praça nos dias 25 e 26. No primeiro dia, um dos pontos altos do evento promete ser a Charla Literária, que abordará o tema 'Literatura Fronteiriça e Outros Tópicos', com a presença do sociólogo e pesquisador Enrique Mazzey.  As discussões em torno de importantes assuntos relacionados à fronteira também se estendem aos autores fronteiriços que participam de mesas-redondas organizadas pela historiadora santanense Liane Chipollino Aseff e pelos historiadores riverenses Eduardo Palermo e Alejandro Gau.
Os biblioteconomistas também terão espaço na feira, que abrigará o Primeiro Encontro de Bibliotecas Universitárias, Comunitárias, Públicas e de Educação Técnica da Região de Fronteira. Na ocasião, serão discutidas soluções para o intercâmbio de livros e documentos históricos entre as bibliotecas em regiões de fronteira. Um dos objetivos do encontro é gerar um convênio entres as bibliotecas de Rivera e Sant?Ana do Livramento para o intercâmbio de informações e empréstimos interbibliotecários.
Durante a feira, o Projeto Compartilhando Letras, desenvolvido há três anos, fará a doação de livros. Produzida por Eduardo Palermo, uma mostra de fotografias gigantes, intitulada 'Rivera es Así', pretende surpreender o público. O dia 27 será dedicado à literatura infantojuvenil. Para encerrar a programação, haverá uma homenagem ao Dia Internacional da Animação, celebrado em 28 de outubro, com exibições de curtas nacionais e internacionais, às 19h30 no Espaço Livre III.
Acompanhe outros detalhes da programação no blog binacionaldolivro.blogspot.com.br.

Comentários