Roger Lerina conduz bate-papo em estreia de filme paulista sobre gênero

'Meu corpo é político' terá pré-estreia especial em Porto Alegre, no Cine Bancários

Roger Lerina - Reprodução

O longa-metragem 'Meu corpo é político', de São Paulo, terá uma sessão especial, seguida de bate-papo com a diretora Alice Riff, a artista Gloria Crystal e o integrante da Ong Nuances - Grupo Pela Livre Expressão Sexual Perseu Pereira. O debate, com entrada franca, será conduzido pelo jornalista e crítico de cinema Roger Lerina. A sessão acontecerá em 21 de novembro, às 20h, para marcar a Semana da Consciência Negra, no Cine Bancários (rua General Câmara, 424, Centro), em Porto Alegre.

A produção aborda o cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem na periferia de São Paulo: Linn da Quebrada, artista e professora de teatro; Paula Beatriz, diretora de escola pública no Capão Redondo; Giu Nonato, jovem fotógrafa em fase de transição; e Fernando Ribeiro, estudante e operador de telemarketing. A câmera de Alice Riff conduz o olhar do espectador pelas narrativas desses personagens para levantar questões sobre temas do contemporâneo como transgênero, representatividade social e identidade de gênero.

O documentário foi filmado no primeiro semestre de 2016 e teve sua estreia mundial em abril de 2017 no Visions du Réel, festival de documentários em Nyon, Suíça. Também foi exibido na Competição de Direitos Humanos do Bafici - Festival de Cinema Independente de Buenos Aires, e ganhou o Prêmio Olhares Brasil na estreia brasileira no 6º Festival Internacional de Cinema de Curitiba - Olhar de Cinema e no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Recebeu, também, o prêmio Stajano no 38º Lovers Torino LGBTQI Visions, em sua estreia na Itália.

Comentários