Theatro São Pedro recebe debate sobre artes cênicas

Iniciativa percorreu Belo Horizonte, Recife, Ribeirão Preto e São Paulo e chega à Capital em 6 de maio

O Theatro São Pedro recebe, a partir de 6 de maio, o Debates Vivo EnCena, painel que irá discutir as artes cênicas no Brasil. O encontro, que já passou por Belo Horizonte, Recife, Ribeirão Preto e São Paulo, é baseado na tragédia grega de Eurípedes, Hécuba - rainha que sofre com a perda do filho e da filha e a vingança pela morte do primeiro -, assim como nas obras de Ésquilo e Sófocles. Com curadoria do pesquisador em gestão cultural Expedito Araujo e apoio do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), a iniciativa da rede Vivo EnCena acontece a partir das 14h30, com entrada franca.
O objetivo é estimular o encontro de artistas e estudiosos para debater a elaboração de obras cênicas com autonomia de criação, além de abordar as diversas dinâmicas estéticas em áreas de composição e público, e desmistificar temas relevantes ao fazer teatral. Outra característica do programa é estimular a formação de plateia e a reflexão sobre o acesso ao conhecimento por meio das artes cênicas.
Para o curador, o projeto exerce um papel fundamental que ultrapassa os limites dos palcos. "Nosso protagonismo vem justamente desse diferencial, não se encerrar na montagem, mas pensar a partir dela, promovendo projetos próprios que vão além do espetáculo", afirma. Ele destaca ainda que o Debates Vivo EnCena pretende "ampliar o olhar sobre as performances do cotidiano, descobrir alguns significados a partir dos discursos dos cinco convidados e refletir sobre o papel da arte em contextos específicos".
Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51)3227-5100 ou ainda pelos perfis @vivoencena no Twitter e www.facebook.com/vivoencenaII

Comentários