Bienal Brasileira de Design começa dia 19, em São Paulo

Evento terá mostra sobre panorama histórico, raízes artesanais, produção atual do design e aspectos tecnológicos

Entre os dias 19 de junho e 6 de agosto, São Paulo sediará a Bienal Brasileira de Design, no Parque do Ibirapuera. O evento é uma realização conjunta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC). A Bienal Brasileira de Design conta com os nomes de José Mindlin, empresário paulista, como presidente de honra; Plínio Musetti, ex-CEO e presidente da Atlas Schindler, S.A, como presidente executivo; e Fabio Magalhães, secretário adjunto da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, como curador geral.     Durante o evento, será realizada a Mostra de Design, um conjunto de exposições com cerca de 1.700 peças de design de produto e de comunicação, ocupando espaço de 8 mil metros quadrados e abrangendo os temas Panorama Histórico e Raízes Artesanais, Produção Atual do Design e Aspectos Tecnológicos, respectivamente com curadoria de Joice Joppert Leal, Zoraide Viotti e Marili Brandão.   


A programação do evento inclui o Fórum Design Brasil Competitivo, um conjunto de seminários, a serem realizados em julho, voltados para discutir temáticas associadas à questão do design como fator de competitividade. Uma Reunião Plenária de Planejamento Estratégico do Programa Brasileiro de Design (PBD) também está prevista. Promovida pelo MDIC, tem por objetivo a validação da nova Política Nacional de Design e reorganização do PBD, concluindo o planejamento estratégico.   


Está prevista uma missão internacional de jornalistas, formadores de opinião e compradores, originários dos principais mercados de interesse da promoção das exportações brasileiras de serviços de Design. Ela será viabilizada pela participação da Associação das Empresas Brasileiras de Design (Abedesign), por meio de um convênio com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). A ação inclui a participação do grupo no evento e em visitas às principais empresas e entidades relacionadas ao tema no Brasil, e tem, entre seus objetivos, estimular uma imagem positiva a respeito da produção de design no País.  

Comentários