Versão da hora

Folha cria editoria de Audiência e Dados

A Folha de S.Paulo passou a contar neste mês com uma nova editoria: Audiência e Dados. A divisão surge com o propósito de fomentar a audiência, centralizar métricas e incentivar seu uso por toda a redação, cuidar da interlocução com os leitores, e auxiliar a redação nos trabalhos com dados. Com a criação da editoria, que também congrega o atual núcleo de Mídias Sociais do jornal, o jornalista Marcelo Soares, que integrava o núcleo de Novas Plataformas, foi destacado para cuidar especificamente do trabalho com jornalismo de dados.
De acordo com Marcelo, a editoria interliga diferentes frentes de trabalho que até então eram desenvolvidas separadamente. São elas: análise do comportamento da audiência, distribuição de conteúdo, relacionamento com o leitor via mídias sociais e outros canais digitais e preparação de especiais com o uso de dados, estes para publicação. Segundo o jornalista, destas atividades, a análise de audiência é a mais recente, embora venha sendo feita há três anos, e a demanda por sua ampliação era crescente.
Marcelo diz que mídias sociais são um canal importante para que o leitor tenha contato com o que uma empresa jornalística produz, uma vez que, "cada vez mais, os leitores não entram pela "porta", ou pela primeira página do site, mas também pelas "janelas" e "chaminés" que a internet proporciona". Ele acrescenta: "os especiais feitos a partir de dados são uma oportunidade grande e ainda subaproveitada no Brasil, podendo gerar novas maneiras de organizar e apresentar informação aprofundada ao leitor no ambiente digital. Acreditamos que esse trabalho contribui para refinar a estratégia do jornal para crescer em tempos complicados como este ano".

Comentários