Abertas inscrições para o Fórum Internacional da Tributação

Evento tem como foco o debate de propostas que elevam a eficiência e a competitividade no País

A Faculdade Brasileira de Tributação (FBT-INEJE) abriu as inscrições para o Fórum Internacional da Tributação, que acontece de 20 a 22 de agosto de 2014, no Teatro do CIEE, em Porto Alegre. O evento tem como foco o debate de propostas que elevam a eficiência e a competitividade no País. A correalização é da Academia Tributária das Américas (ATA).
De acordo com levantamento recente feito pela consultoria KPMG, a carga tributária para empresas brasileiras é a sexta maior entre 130 países, chegando a 34%. Os impostos e tributos pagos pelos brasileiros alcançam 36,3% do PIB nacional, a segunda mais alta da América Latina, conforme a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ficando atrás apenas da Argentina, que chega a 37,3%.
São estes indicadores que reunirão, pela primeira vez, um grupo de expoentes internacionais e especialistas reconhecidos no tema. Durante o evento, os convidados irão compartilhar conhecimentos, confrontar modelos e propor alternativas ao atual sistema tributário.
Entre os palestrantes, estão David Rosenbloom, diretor do International Tax Program na New York University School of Law, Christian Daude, do Escritório de Estudos de Economia para a América Latina da OCDE, David Duff, diretor do National Centre for Business Law da University of Columbia (Canadá), Daniel Yacolca, docente peruano e diretor Geral da Academia Internacional de Direito Tributário, e Ives Gandra Martins, um dos principais juristas brasileiros.
Daude abrirá o ciclo de palestras abordando "Tributação e Política Fiscal em Países emergentes". O evento ainda apresentará uma análise sobre "Quando a tributação faz mal ao contribuinte e ao País" e como afeta a competitividade. Os debates em torno de tratados internacionais para evitar a dupla tributação também deverão acontecer. A palestra especial de encerramento será com Ives Gandra Martins, que falará sobe o sistema tributário brasileiro.
O ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, que é lembro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (Cdes), falará sobre competitividade e o atual formato tributário brasileiro. "Chegamos a um limite, mas boas propostas de Reforma já existem. Temos a máxima urgência de que o novo governo, já a partir de seu início, priorize esta pauta", destaca.
Outros nomes confirmados: Paulo de Barros Carvalho, professor, Cláudio Figueiredo Coelho Leal, superintendente de Planejamento no BNDES, José Eduardo Soares de Melo, Professor Titular de Direito Tributário da PUC/SP, Paulo Rabello de Castro, doutor em Economia (M.A. e Ph.D) pela Universidade de Chicago, e Eurico Marcos Diniz de Santi, docente vencedor do Prêmio Jabuti (2008) na categoria de Melhor Livro de Direito.

Comentários