Desburocratização é o foco do Seminário Brasil Mais Simples

Simplificação de registros e legalização de empresas são tema do evento que começa nesta terça-feira

Para fomentar a desburocratização no ambiente dos pequenos negócios, o Seminário Brasil Mais Simples, que será realizado nestas terça-feira, 4, e quarta-feira, 5, vai reunir representantes do Sebrae, Junta Comercial, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária para abordar caminhos para a integração e disseminação da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios).
A gestora da Redesim pelo Sebrae/RS, Janaína Zago Medeiros, destaca que o Rio Grande do Sul é o primeiro Estado a receber esse evento, depois de cinco edições que foram realizadas em Brasília. No Rio Grande do Sul, a rede já foi implantada em Esteio, Garibaldi e Lajeado. "Estamos trabalhando com o projeto em 54 municípios e neste ano deveremos totalizar a implantação em 22", estima a gestora. Agilizar o registro e a legalização das empresas é considerado fundamental. Porto Alegre, por exemplo, é uma das cidades mais burocráticas no tema. Segundo a pesquisa Índice de Cidades Empreendedoras, do Endeavor Brasil, atualmente são necessários 245 dias para oficializar uma empresa na Capital, tempo quatro vezes maior que a média das outras 13 capitais analisadas, que é de 63 dias.
As atividades serão realizadas no Hotel Plaza São Rafael (Avenida Alberto Bins, 514, em Porto Alegre). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 0800-570-0800 ou diretamente no banner Brasil Mais Simples, disponível no site www.sebrae-rs.com.br. No primeiro dia do evento, além das apresentações dos representantes das entidades envolvidas, também haverá a assinatura de um termo de cooperação para implantação da Redesim no Estado, entre o Sebrae/RS e o governo do Estado. O segundo dia de atividades será reservado a eventos paralelos. Serão promovidas oficinas temáticas para detalhar as ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros, pela Vigilância Sanitária, pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Junta Comercial do Rio Grande do Sul, no sentido de desburocratizar os processos de abertura e liberação de alvarás das empresas.
No mesmo evento também será realizado o 1º Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento, que vai reunir os responsáveis por intermediar as ações entre o setor público e os empresários nos municípios que implantaram a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

Comentários