Dia dos Namorados deve movimentar economia gaúcha

Pesquisa aponta que 80% dos entrevistados pretendem fazer compras para a data

O Dia dos Namorados se aproxima e a data deve movimentar mais de R$ 60 milhões em Porto Alegre, o que significa 8% a mais do que em 2011. Conforme pesquisa realizada pela Rohde & Carvalho para a CDL Porto Alegre, o ticket médio deverá ficar em R$ 140, sendo que 83% dos entrevistados afirmaram que pretendem fazer compras para a data. Se confirmado, o número será o maior índice dos últimos anos. Perfumaria, roupas e calçados estão entre os presentes mais citado. Quando separados por classe, o percentual de outros itens varia, como viagens, joias e celulares, que foram apontadas por 27,3% dos consumidores das classes AB, diante de 10,1% da classe C. Tablets, computadores e DVDs foram mais citados pela classe C.
Conforme a CDL Porto Alegre, a data se destaca ao longo do anos, se aproximando cada vez mais do Dia das Mães e ficando à frente do Dia dos Pais. Outro aspecto destacado na pesquisa é que 33,7% das pessoas devem deixar as compras para a última hora, percentual inferior a 2011, que registrou 57,4%. "Este é um bom sinal de que muitos consumidores estão planejando suas compras e preferem evitar a tradicional correria dos últimos dias. Assim, o comércio consegue atender melhor toda a procura por presentes para esta data", comenta Gustavo Schifino, presidente da CDL Porto Alegre.
O levantamento também registra que a maioria dos homens (64,2%) pretende pagar à vista o presente e 54,7% das mulheres respondeu que vai pagar a prazo. O total de compras à vista deve representar 53%. Destes, 73,3% pagarão com dinheiro. Já a decisão da compra do presente apareceu de forma igual para ambos os sexos, independente da classe social. Do total de consumidores entrevistados, 66,3% optaram por comprar o que o outro quer ganhar. Na dúvida, 15,9% dos homens decide por comprar algo romântico e 12,2% das mulheres dá algo que gostaria de ganhar.
A pesquisa, que foi realizada com 400 pessoas nos principais shoppings e polos comerciais, pode ser acessada, na íntegra no site www.cdlpoa.com.br/pesquisas.

Comentários