Economista discute o acesso ao conhecimento

Professor da PUC-SP vem falar sobre cultura e comunicação na economia criativa

O economista Ladislau Dowbor, professor da PUC-SP e consultor de diversas agências das Nações Unidas, participa nesta sexta-feira, 21, em Porto Alegre, do encontro regional da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU). Dowbor levará ao debate o tema "Cultura e comunicação na economia criativa". "O fator-chave de produção no século passado era a máquina. Hoje, é o conhecimento", afirma ele.
No evento em Porto Alegre, o professor colocará em debate o acesso ao conhecimento. Enquanto há um século a luta era por quem controlava as máquinas (ou meios de produção), hoje, é por quem controla o acesso ao conhecimento. O economista defende que, na era da economia do conhecimento, quando este se torna o principal fator de produção de riquezas, colocar em rede tal capital cognitivo melhora a condição humana. "Trata-se portanto, de um vetor privilegiado de redução dos desequilíbrios sociais, e indiretamente ambientais. Transitar na rua é uma atividade gratuita, mas permite atividades comerciais. Da mesma forma, o livre acesso ao conhecimento, e a sua circulação nas infovias, deve ser generalizado, e permitirá dinamizar um conjunto de aplicações em atividades econômicas, sociais e culturais."
Para ele, a tecnologia tem um grande poder de despertar as pessoas para a inovação, "e assegurar a circulação das inovações tende a gerar uma dinâmica que se amplia, na linha do que tem se chamado de inovação aberta (open innovation)".Ladislau Dowbor, é doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, professor titular da PUC de São Paulo e consultor de diversas agências das Nações Unidas. É autor de "Democracia Econômica", "A Reprodução Social: propostas para uma gestão descentralizada", e atua como conselheiro na Fundação Abrinq, Instituto Polis e outras instituições. Seus trabalhos sobre planejamento econômico e social estão disponíveis no site http://dowbor.org.

Comentários