Flávio Comim é eleito Economista do Ano

A iniciativa do Corecon/RS reconhece profissionais do setor que atuam nos mais diferentes campos da profissão

O economista Flávio Vasconcelos Comim foi eleito o Economista do Ano 2015, pelo Conselho Regional de Economia do RS (Corecon/RS). A iniciativa da entidade reconhece economistas que atuam nos mais diferentes campos da profissão, engajados em atividades dos setores privado ou público, academia ou profissionais autônomos, no Estado, e que tenham se destacado por sua contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional ou nacional, através de análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes e de interesse público.
Flávio Vasconcelos Comim tem graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em 1989, mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), em 1993, e pela Universidade de Cambridge, em 1994, onde tem também doutorado (PhD). Com pós-doutorado na Universidade de Cambridge e na Universidade de Harvard (2012), Flávio já atuou em diversas frentes da Organizaão das Nações Unidas (ONU). Atualmente é professor Associado da UFRGS e professor visitante da Universidade de Cambridge.
Os candidatos ao "Prêmio Economista do Ano" são indicados por entidades públicas, privadas, universidades e entidades de categoria, como associações e sociedades, sediadas no Rio Grande do Sul. A comissão julgadora é independente e formada por nove economistas com atuação profissional no âmbito do Estado, sendo três representantes do setor público, três do setor privado e três do setor acadêmico.
O economista Cláudio Accurso foi escolhido como Economista Destaque Especial do Ano de 2015. A homenagem é outorgada aos profissionais de Economia, registrados no Corecon/RS, que tenham tido, e continuam tendo, destaque ao longo de sua vida profissional.
Cláudio é professor titular aposentado da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS e ex-diretor do Instituto de Pesquisas Econômicas (IEPE) da UFRGS. Economista, conferencista e consultor econômico em atividades públicas e privadas, foi expurgado da Universidade durante a ditadura militar, e tornou-se assessor das Nações Unidas em diversas missões.
O professor André Moreira Cunha, da Ufrgs foi escolhido o Docente Destaque do Ano na área de Economia. A iniciativa presta homenagem ao professor orientador da monografia ou trabalho de conclusão, na área de Economia, classificado em 1º Lugar no Prêmio Corecon/RS. O homenageado orientou a monografia "Reservas Internacionais: determinantes, custos, montante ótimo e impactos macroeconômicos", de autoria da economista Carolina Pelisser.
André Moreira Cunha é graduado em Ciências Econômicas pela Ufrgs, em 1992, tem mestrado e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado pela Universidade de Cambridge (2012). Atualmente é professor associado da UFRGS.
As demais monografias ou trabalhos de conclusão de curso classificados foram: em 2º lugar, "Constant-Market-Share: determinantes do efeito competitividade", da economista Iuna Lamb Scheffler, da Unisinos, com orientação do economista Marcos Tadeu Caputi Lélis; em 3º lugar, "Preferências adaptativas e aspirações educacionais: uma análise empírica para a cidade de Porto Alegre", da economista Daiane Zanon, da Ufrgs, sob a orientação do economista Flávio Vasconcellos Comim.
Na categoria Dissertações de Mestrado, o 1º lugar foi para o trabalho "Crescimento econômico e restrição Externa no Brasil: uma análise a partir da hipótese de Thirlwall", da economista Eduarda Martins Correa da Silveira, da Unisinos, e orientação do economista Marcos Tadeu Caputi Lélis; 2º lugar para "Políticas econômicas anticíclicas e seus efeitos regionais e setoriais utilizando um modelo de equilíbrio geral computável inter-regional", da economista Marívia de Aguiar Nunes, da PUCRS, com a orientação do economista Gustavo Inácio de Moraes; e 3º lugar, o trabalho "O boom de preços de commodities e a economia brasileira nos anos 2000", de autoria da economista Clarissa Black, da Ufrgs, com a orientação do economista André Moreira Cunha.
Os prêmios serão entregues em solenidade oficial na quinta-feira, 3, às 20h, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. na ocasião, também serão homenageados os vencedores do "Prêmio Corecon/RS 2015", que premia as melhores dissertações de Mestrado, artigos técnicos ou científicos e monografias ou trabalhos de conclusão de curso, o "Prêmio Corecon/RS de Reportagem de Economia 2015" e o "Prêmio Jornalista de Economia do Ano/2015".

Comentários