Fórum debate a crise da água no Brasil

Evento promovido pela ARI será realizado em dois dias no auditório da Assembleia Legislativa

Será realizado ao longo desta quinta-feira, 9, e sexta-feira, 10, o V Fórum Internacional de Gestão Ambiental, cujo objetivo é promover debates de níveis locais, regional e internacional sobre as causas, reflexos e formas de se combater a crise hídrica. Os debates partem da análise dos fatos que atingiram em especial a Região Sudeste do Brasil nos anos 2014-2015, com vistas a que movimento similar não volte a ocorrer na mesma região nem em outras até agora poupadas.
Promovido pela ARI (Associação Riograndense de Imprensa), o Fórum incorpora a seu programa assuntos que considera pautas permanentes de reflexão, como uso da água subterrânea e saneamento básico. "Queremos alertar", disse o presidente da entidade, Batista Filho, que "a intensa crise de água que assola parte importante do País deve servir de alerta e impulsionar mudanças, para que não atinja outros locais, ou mesmo reincida na mesma área".
A água é um elemento central nas crises, acrescentou Batista. "Sem ela não se gera energia, brotam apagões, não se produzem alimentos, a indústria para, enfim, a economia entra em colapso. E a população é tomada por desespero, pois não se consegue viver dignamente sem água por mais de algumas horas. Acreditamos que essas afirmações sejam incontestáveis". Assim, é fundamental debater sobre as causas, consequências e formas de enfrentamento da crise hídrica, e esta figura entre algumas das reflexões possíveis e prováveis de serem abordadas ao longo do V Ffiga.
O Fórum será desenvolvido no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, e inicia-se às 8h45 da quinta-feira. Mais informações sobre programação e palestrantes podem ser conferidas em http://figambiental.com.br/.

Comentários