Gráfica Jacuí recebe certificação ambiental

Empresa uniu-se a outras cinco, que possuem o selo FSC no Rio Grande do Sul

Um selo reconhecido mundialmente e presente em 75 países. Este foi o reconhecimento dado à Gráfica Jacuí, de Cachoeira do Sul. A distinção foi a Forest Stewardship Council (FSC - Conselho de Manejo Florestal, em português), concedida pela Associação Portuguesa de Certificação (Apcer/Brasil), após uma auditoria feita no ano passado. Entre os critérios avaliados estavam a origem do papel utilizado nas impressões, organização e controle de estoque. Das 1.560 gráficas registradas no Rio Grande do Sul, cinco possuíam o selo FSC, segundo dados da Apcer e da Associação Brasileira de Indústria Gráfica (Abigraf). A certificação é concedida somente para indústrias de papel e gráficas que trabalham de acordo com padrões de preservação do meio ambiente.
Conforme o diretor de Produção da Gráfica Jacuí, Rafael Vieira da Cunha, esses padrões incluem o controle de cada etapa do processo de produção do papel, desde a matéria-prima até o produto final entregue ao cliente. A madeira utilizada na fabricação do papel também deve ser proveniente de florestas certificadas com o FSC. O diretor comercial da Gráfica Jacuí, Ricardo Vieira da Cunha, destaca que o consumo de papel FSC é benéfico para a natureza. "A certificação é a garantia de que as matas estão sendo reflorestadas e quanto mais novas as árvores, mais puro é o oxigênio", explica.
Além da nova distinção, a Gráfica Jacuí também é certificada pela ISO 9001 - o reconhecimento foi conquistado em 2008, o que permitiu à empresa ser a única gráfica no segmento promocional com este requisito. São 41 anos de atuação e 45 colaboradores. A empresa atende a clientes de todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Seus principais serviços são a impressão de folders, revistas, informativos, catálogos e agendas.

Comentários