Índice de Vendas do Comércio (IVC) registra queda

Divulgação foi realizada na manhã desta quinta-feira, 10, pela Fecomércio-RS

Em comparação com abril do ano passado, o comércio gaúcho registrou uma queda real de 1,3% em abril de 2014. O cálculo foi realizado através de um convênio entre a Fecomércio-RS, a Fundação de Economia e Estatística (FEE) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz). O índice também é calculado para as sete mesorregiões do estado e para 30 municípios selecionados.
A queda se deu principalmente pelo recuo de 2,5% registrado nas vendas no atacado, revertendo a alta ocorrida no mês anterior. A contração neste período também é explicada devido à leve queda das vendas na atividade de combustíveis e lubrificantes e de produtos intermediários industriais, no ramo do comércio atacadista.
No varejo, o comércio apresentou, em abril de 2014, mais uma queda real na mesma base de comparação, de 0,2%. O resultado foi afetado pelo menor número de dias úteis neste ano, 20 dias, contra 22 no mesmo período de 2013. O segmento que contribuiu para a queda foi o de Veículos, Motocicletas, Partes, Peças e Acessórios.
Já no acumulado do ano, o setor de comércio registra um aumento de 2,3%, estimulado principalmente pelo crescimento do comércio atacadista (3%). Na mesma base de comparação, o comércio varejista apresentou desempenho de (1,6%).
Em 12 meses, o crescimento do comércio teve aumento de 2,6%  puxado pela alta do ramo atacadista (2,8%), enquanto o comércio varejista, que mantinha estabilidade no acumulado em 12 meses em torno de 3%, encerrou o período em abril com expansão de 2,4%. Em abril deste ano, entre as oito atividades do comércio atacadista pesquisadas pelo IVC, apenas duas tiveram crescimento sobre o mesmo período do ano passado: Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (1,5%) e Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (0,3%).
No acumulado do ano, seis atividades apresentaram desempenho positivo, com destaque para Combustíveis e Lubrificantes (7,1%) e Veículos, Motocicletas, Partes, Peças e Acessórios (9,3%). Já em 12 meses, dois segmentos tiveram redução, com destaque para Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (-0,8%).
No comércio varejista, entre as nove atividades que compõem a pesquisa, apenas quatro tiveram crescimento: Alimentos, Bebidas e Fumo (8,3%), Combustíveis e Lubrificantes (3,1%), Móveis e Eletrodomésticos (5,4%) e Artigos Farmacêuticos, Médico, Ortopédicos, Perfumaria e Cosméticos (2%). O destaque negativo no período sobre abril de 2013 foi novamente o setor de Veículos, Motocicletas, Partes, Peças e Acessórios (-13,3%).
O destaque positivo foi o setor de Combustíveis e Lubrificantes (7,5%) e o negativo, Equipamentos e Material para Escritório, Informática e Comunicação (-12,4%). Em 12 meses, o maior crescimento foi verificado em Combustíveis e Lubrificantes (7,5%), e a maior queda no ramo de Equipamentos e Material para Escritório, Informática e Comunicação (-3,9%).
A pesquisa completa pode ser acessada através do link http://goo.gl/B5VGaJ.

Comentários