Pinhal capacita mulheres para a construção civil

Operárias trabalharão na reforma e pintura de aeroportos do Estado

A Prefeitura do Balneário Pinhal realiza neste sábado, 1º de junho, a cerimônia de certificação de 15 mulheres que, durante seis meses, participaram de curso de colocação de tijolos, reboco e assentamento de piso e cerâmicas. Na ocasião, haverá homenagem à ex-secretária estadual de Políticas para Mulheres Márcia Santana, falecida recentemente, que foi uma incentivadora do curso. Com as formandas, sobe para 3.500 o número de mulheres habilitadas em diversas oficinas e cursos ministrados, no Rio Grande do Sul, pela organização não governamental Mulheres em Construção.
Com a qualificação conquistada, duas alunas assinarão, no mesmo local, contrato com uma empresa de construção civil. No ato administrativo, outras cinco operárias, formadas pelo Projeto em Pinhal e em Canoas, formalizarão o compromisso profissional de reformar e pintar todos os aeroportos do Estado. Será a primeira vez, no Brasil, que essa tarefa é, oficialmente, destinada a mulheres. O grupo começará por Uruguaiana, município para onde parte para na segunda-feira, 3.
Criada pela canoense Bia Kern, a ONG Mulheres em Construção tem o objetivo de promover a inclusão social, o empoderamento e autonomia das mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica e violência doméstica, ampliando as possibilidades de trabalho e renda. A iniciativa foi viabilizada com recursos do Plano Plurianual Estadual 2011 (PPA) e executada pelo Departamento da Mulher de Balneário Pinhal, da Secretaria de Assistência Social. 

Comentários