Porto Alegre é a segunda em ranking de transparência

Pesquisa divulgada em Brasília avaliou todas as capitais brasileiras

A pesquisa Transparência Orçamentária nas Capitais do Brasil, divulgada nesta terça-feira, 22, pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), de Brasília, aponta Porto Alegre como a segunda capital mais bem colocada na avaliação das informações oferecidas sobre a gestão das finanças. A capital gaúcha atingiu o índice 75, logo depois de Curitiba, que atingiu 75,9. Brasília foi a terceira colocada, pontuando 62,9. Rio Branco, Fortaleza, Vitória, Porto Velho, Aracaju, Florianópolis e Manaus completam as primeiras 10 posições.
De acordo com a publicação, uma das abordagens foi a pesquisa de conteúdo, incluindo os itens elaboração do orçamento, acesso à legislação orçamentária, conteúdo da legislação orçamentária, execução orçamentária do Executivo e do Legislativo e avaliação. Outro aspecto foi a percepção sobre a transparência orçamentária a partir de entrevista com profissionais de diferentes áreas de atuação. O secretário municipal da Fazenda, Urbano Schmitt, disse que as ferramentas de transparência estão em permanente modernização e lembrou que, em 2010, o município foi um dos pioneiros entre as capitais ao disponibilizar as receitas e as despesas em tempo real no Portal Transparência Porto Alegre ( www.transparencia.portoalegre.rs.gov.br).
Para facilitar ao cidadão o armazenamento e a importação dos dados, a Prefeitura criou no portal os recursos de download e impressão das planilhas. Aos fornecedores é possível acompanhar os pagamentos pelo número da nota fiscal, além de acessar informações sobre retenções e tributação. No site, é possível navegar ainda pelas seções de execução orçamentária e financeira, quadro funcional, folha de pagamento, diárias e passagens e contratações de pessoal.

Comentários