Primeiro Mesa ao Vivo RS reuniu 100 chefs e 2 mil participantes

Evento ofereceu oficinas, workshops, aulas-show, palestras e jantares em dois dias de programação

Com um público de 2 mil pessoas, encerrou-se nesta quarta-feira, 22, a primeira edição gaúcha do Mesa ao Vivo, evento de enogastronomia que percorre o Brasil. Com realização do Senac e da revista Prazeres da Mesa, a iniciativa reuniu na Faculdade Senac Porto Alegre mais de 100 chefs, cozinheiros e auxiliares. Eles realizaram o chamado reality show de Gastronomia, que teve como tema "Inovação x Tradição: Pampa, Serra e Mar. As diversas cozinhas do Rio Grande do Sul".
Dentre oficinas, workshops, aulas-show, palestras, jantares magnos, encontros, debates e espaços de degustação, foram produzidos 43 pratos em 21 horas, em quatro cozinhas e no auditório da faculdade. Nomes como Alex Atala, chef brasileiro de renome internacional, e Carlo Petrini, fundador e presidente de honra do movimento Slow Food, foram alguns dos destaques. O Rio Grande do Sul esteve representado pelos chefs e docentes do Senac-RS Mamadou Sène e Arika Messa, dentre outros.
Diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa considera que o que se sobressaiu nos dois dias de evento foi a aprendizagem, a qualificação e a troca de conhecimentos. "A gastronomia envolve uma cadeia produtiva relevante, movimenta a economia e pode, com produtos e serviços de qualidade, fazer uma cidade, ou um Estado, tornar-se referência mundial. E o maior desafio é contar com profissionais qualificados. Com eventos como este, na companhia de profissionais de excelência na gastronomia do País, contribuímos para vencer esse desafio", afirmou.
Desde 2004, o Mesa ao Vivo é realizado pela revista especializada em gastronomia Prazeres da Mesa. O diretor Georges Schnyder classifica como "fantástica" a primeira edição no Rio Grande do Sul. "Todos os momentos foram grandes surpresas nesse evento. A gente esperava que fosse bacana, mas não que fosse tão legal como foi. A estrutura que tivemos foi fantástica e a organização para fazer o evento foi brilhante. Outra coisa fantástica foi o público: diferente de muitos outros, aqui o público todo faz parte do mercado e está ávido por buscar conhecimento, o que tornou todas as aulas superinteressantes e com muita participação. Acho que esse evento será um divisor de águas para a gastronomia do Rio Grande do Sul", ressaltou.
Outras informações sobre o evento estão disponíveis no site www.mesaaovivoriograndedosul.com.br.

Comentários