Região Sul criou mais de 44 mil postos de trabalho

Estado teve o segundo melhor desempenho do país, com a geração de mais de 20 mil empregos celetistas

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, apresentou nesta quinta-feira, 16, o resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em novembro. Conforme divulgado, a Região Sul gerou, no mês passado,  44.743 novas vagas com carteira assinada, segundo maior saldo para o mês de acordo com os dados. O resultado, também foi, o segundo melhor do país entre as regiões. O que representa um crescimento de 0,69% em relação ao estoque de trabalhadores da região.
O Rio Grande do Sul teve o melhor desempenho da região e o segundo melhor do país no mês de novembro, com a geração de 21.729 postos de trabalho, segundo melhor resultado para o mês na série histórica do Caged, sendo superado apenas pelo ocorrido em 2009, quando foram abertas 25.723 novas vagas. O resultado representa uma expansão de 0,92% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. No acumulado do ano, o Estado criou 181.458 postos de emprego. Nos últimos 12 meses, foram geradas 169.734 novas vagas, o melhor resultado do Sul.
O resultado deve-se ao crescimento do emprego nos setores do Comércio, com a geração de 9.941 novos postos, Serviços, com 6.612, da Agropecuária, com 3.162, e da Indústria de Transformação, com 1.950. Para Lupi, o bom desempenho do Rio Grande do Sul ocorreu graças ao saldo positivo da Agropecuária e a movimentação forte do Comércio. "A produção agropecuária no estado está muito forte nesse período, ao contrário de outros estados que estão na entressafra e no período chuvoso. O comércio também é muito forte e tem uma característica diferenciada de não estar concentrado na região metropolitana. O Rio Grande do Sul tem grandes polos de comércio crescendo em várias regiões", explicou o ministro.
Em Santa Catarina foram criados 12.761 empregos celetistas em novembro, o que representa um crescimento de 0,73% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. O estado ficou na terceira colocação no ranking de geração de empregos no país. Nos últimos 12 meses, foram abertos 101.746 postos de trabalho no estado.
O Paraná ficou em sexto lugar na geração de empregos no país, com a criação de 10.253 postos de trabalho com carteira assinada, o segundo melhor desempenho de toda a série histórica do Caged para o período, sendo superado apenas pelo ocorrido em 2009, quando foram gerados 16.031 postos. Entre janeiro e novembro, o Estado abriu 174.353 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, verificou-se crescimento de 6,18% no nível de emprego, com acréscimo de 138.369 postos de trabalho. Este resultado, em termos absolutos, foi o segundo melhor da região.

Comentários