Sartori e Kátia Abreu participam de abertura da Expodireto

16ª edição do encontro começou na manhã de hoje, 9, em Não-Me-Toque

A 16ª edição da Expodireto Cotrijal foi aberta oficialmente na manhã de hoje, 9, com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, e da ministra da Agricultura, Kátia Abreu. Com o tema "Negócios que inspiram o amanhã", a solenidade foi acompanhada por dezenas de autoridades estaduais e nacionais, além de dirigentes cooperativistas. De hoje até sexta-feira, 13, o Parque da Expodireto, em Não-Me-Toque, deve receber mais de 230 mil pessoas, com mais de 500 expositores em 84 hectares. O presidente da Cotrijal e coordenador da Expodireto, Nei Mânica, abordou a evolução da Expodireto em seus 15 anos, o que culminou com um volume de negócios de R$ 3,2 bilhões em 2014. "Fomos um palco de reivindicações também. Enfrentamos problemas que aqui foram debatidos. Passamos de uma feira regional para um patamar internacional", reforçou.
A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, afirmou que tem como objetivo até o final de abril implantar novos processos de gestão e governança no Ministério da Agricultura. "Pretendemos que os 4.936 processos em andamento no ministério sejam acessados de forma digital, e isso irá facilitar o trabalho de 11.600 funcionários em todo o Brasil, para alcançarmos um trabalho de excelência para a população", afirmou. Em abril, ainda deve ser lançado o plano de defesa agropecuária e o ministério fará investimentos em sanidade animal, visando ao setor leiteiro e seu potencial de gerar exportações. A ministra também garantiu R$ 1,5 bilhão para a aquisição de máquinas agrícolas, a um juro de 4,5% ao ano, e que mais valores deverão ser destinados para tal fim, com outra taxa de juros, mas ainda assim atrativa para o produtor.
Sartori afirmou que o Governo do Estado aprenderá com a Expodireto. "Precisamos colher exemplos e estar junto da sociedade. Trabalharemos para fazer a transformação e internamente no governo, dar as condições para que a agricultura e o cooperativismo possam crescer ainda mais", disse.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e o presidente da Fecoagro e diretor secretário da Ocergs, Paulo Pires, fizeram parte da mesa oficial de autoridades. O cooperativismo esteve representado também por seu diretor técnico sindical, Irno Pretto, além de dezenas de presidentes de cooperativas gaúchas.

Comentários