Seminário debate desenvolvimento econômico de Porto Alegre

Evento é preparatório ao 5º Congresso da Cidade

Será realizado nesta quinta-feira, 16, o seminário "Pensando o Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre". A atividade é preparatória ao 5º Congresso da Cidade, organizada por seu comitê gestor e a Universidade Luterana do Brasil. Os palestrantes serão Carlos Águedo Paiva, doutor em Economia da Unicamp e economista da Fundação de Economia e Estatística; Ronald Krummenauer, pós-graduado em finanças pela Fundação Getúlio Vargas e coordenador técnico da Agenda 2020; e o secretário municipal de Produção, Indústria e Comércio, Valter Nalgestein.
O evento está marcada para as 19h30, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa. A Universidade Luterana do Brasil, responsável pelo eixo do Desenvolvimento Econômico do 5º Congresso da Cidade, criou um blog para divulgar o andamento dos trabalhos coordenados pela instituição. No endereço http://vcongressocidadepoaulbra.wordpress.com está publicada a programação e uma entrevista com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Ulbra, professor Ricardo Willy Rieth.
Segundo Rieth, Porto Alegre é uma das principais cidades sul-americanas, conhecida pelo Fórum Social Mundial e como sede da Copa do Mundo em 2014. "Uma cidade com atrativos e vantagens para seus moradores e visitantes, mas também com muitos problemas e desafios. Muito disso passa por aspectos relacionados ao desenvolvimento econômico e permite a que praticamente todos os cursos e setores da universidade dêem sua contribuição", avalia o pró-reitor.
O papel da Ulbra é coordenar esse processo em relação ao desenvolvimento econômico. A proposta de metodologia de trabalho é dividir o tema principal em subtemas e convidar a aderir à comissão representantes de instituições, empresas e organizações relacionadas a Porto Alegre, informou o pró-reitor. "Somos acompanhados pelo Comitê Gestor do 5º Congresso da Cidade, que promove nossa interação com outras três comissões, responsáveis pelos eixos temáticos do desenvolvimento da cidadania, do desenvolvimento urbano e ambiental e do desenvolvimento humano, coordenados, respectivamente, pela Ufrgs, Pucrs e Unisinos".

Comentários