Taxa de desemprego cai para 8,7%

Contingente de desempregados na Região Metropolitana de Porto Alegre ficou estimado em 176 mil pessoas em agosto

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) divulgou nesta quarta-feira, 29, os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA). Conforme estudo, a taxa de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre caiu de 8,9%, no mês de julho, para 8,7%, em agosto.
O contingente de desempregados na RMPA ficou estimado em 176 mil pessoas em agosto, 3 mil a menos em relação a julho. Tal comportamento foi causado pelo aumento de 16 mil ocupações, que foi superior ao ingresso de 13 mil pessoas no mercado de trabalho. Em agosto, o nível de ocupação apresentou crescimento de 0,9%, e o total de ocupados foi estimado em 1.850 mil indivíduos, 16 mil pessoas a mais do que no mês anterior. Nos principais setores de atividade econômica, aumentou em 1,1% o número de ocupados nos serviços, em 2,5% no comércio e em 7,6% na construção civil. No entanto, ocorreu uma variação negativa de 1,0% na indústria.
O rendimento médio real referente a julho registrou elevação pelo segundo mês consecutivo, tanto para os ocupados (1,8%) quanto para os assalariados (1,9%). Em termos monetários, esses rendimentos passaram a corresponder a R$ 1.323,00 para os ocupados e a R$ 1.300,00 para os assalariados.
A pesquisa é desenvolvida mensalmente, desde 1992, por meio de convênio entre a FGTAS, FEE, Dieese e Fundação Seade de São Paulo, contando ainda com o apoio da prefeitura municipal de Porto Alegre. Os dados são coletados de uma amostra de 7,5 mil domicílios.

Comentários