Taxa de desemprego diminui na Capital

Foi a primeira retração no ano, com a taxa indo de 11,2% em maio para 10,4% em junho

Após cinco meses registrando crescimento, a taxa de desemprego em Porto Alegre teve sua primeira retração no ano. Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego de Porto Alegre (PED-POA), disponível no site do Observatório de Porto Alegre (www.observapoa.com.br), a taxa de desemprego total diminuiu de 11,2% em maio para 10,4% em junho.

Segundo a técnica da Gerência de Informações Socioeconômicas da Secretaria de Coordenação Política e Governança Local, Cidriana Parenza, esse decréscimo resultou exclusivamente da saída espontânea de pessoas do mercado de trabalho. De acordo com a PED-POA, o contingente de desempregados está em 79 mil pessoas, sete mil a menos do que o verificado em maio, que somado à diminuição da ocupação (quatro mil pessoas) traduz a saída de 11 mil indivíduos do mercado de trabalho. Conforme Parenza, este é um comportamento atípico para o mês de junho, período que registrou redução de 0,6% na ocupação entre os residentes em Porto Alegre.

Em queda desde abril, o setor de serviços reduziu o número de ocupados em seis mil vagas, seguido de perto pela construção civil (três mil) e pelos serviços domésticos (mil). A indústria, por outro lado, registrou ampliação do número da ocupação em quatro mil vagas e o comércio, em duas mil. Em junho, destacou-se o decréscimo entre os trabalhadores autônomos, enquanto que a categoria que unifica demais ocupações, entre elas empregadores, profisssionais universitários autônomos e donos de negócio familiar, apresentou aumento.

Comentários