Congresso encerra com entrega do Prêmio ADI/Sebrae

Premiação destaca as melhores reportagens publicadas no interior do Estado

A programação do 8º Congresso de Diários da ADI/RS e do 5º Congresso de Diários do Sul do Brasil, encerrou-se esta noite com um jantar de confraternização, no hotel Dall Onder, em Bento Gonçalves. Durante o evento foram entregues os troféus do Prêmio ADI/Sebrae de Excelência Editorial 2006. Este ano, 33 trabalhos, de 26 jornalistas e 10 diários, foram inscritos para a premiação.


O primeiro lugar coube ao Diário de Cachoeirinha, pela reportagem ?A diferença não existe na realidade?, de Umberto Caletti. O segundo colocado foi o Correio de Gravataí, pela matéria ?Os caçadores do primeiro emprego?, de Herculano Barreto Filho. O veículo de Gravataí garantiu ainda a terceira colocação, por ?Rimas da vida: No beat dos meninos da Pontilhão?, de Eduardo Torres.


Em seu discurso de encerramento, em que saudou os cerca de 100 participantes, a presidente da ADI, Maria Luiza Szulczewski, fez uma síntese dos problemas institucionais que atingem o país, especialmente as denúncias de corrupção e desvios de conduta que envolvem políticos e governantes em Brasília. Alertou que os jornais têm uma responsabilidade muito grande sobre este processo, na medida em que devem ajudar seus leitores a refletir sobre problemas como este. "Temos de ousar mais em benefício de nossas cidades e nosso Estado", disse ela.


Ao agradecer o empenho dos colaboradores na realização do evento, a presidente da entidade fez questão de destacar as participações de Eládio Vieira da Cunha e Sidnei de Oliveira, este coordenador da Rede de Diários.

Comentários