Alunos da Unisinos recriam "Guerra dos Mundos"

Projeto que adaptou a obra de Orson Welles irá ao ar na Rádio Unisinos FM

A data de 30 de outubro é marcante para a radiofonia internacional. Às 20h deste dia, em 1938, Orson Welles começou a transmitir uma dramatização do que seria conhecido como "a Guerra dos Mundos", programa que foi ar, durante uma hora, pela rádio CBS. A todo momento, o que seria a programação normal da emissora era interrompida por relatos de radialistas cada vez mais desesperados, narrando explosões em Marte e informando sobre a queda de meteoritos na Terra, que representariam uma invasão alienígena em pleno curso.


O clima de pânico que se estabeleceu entre a população norte-americana foi recriado por alunos da disciplina de Projeto Experimental em Rádio, do curso de Jornalismo da Unisinos. Mais de 40 vozes foram envolvidas nesse trabalho. "A nossa intenção foi, sobretudo, possibilitar uma ousadia experimental aos nossos alunos. Eles contribuíram desde aquilo que seria a produção de efeitos sonoros até o produto final com as locuções individuais", informou o professor Sérgio Endler, orientador da turma. 


A transmissão da Guerra dos Mundos foi o ponto de partida para a transformação de toda a linguagem radiofônica. Setenta anos depois, a história que marcou a radiodifusão mundial terá a versão apresentada na íntegra na Rádio Unisinos FM e na Rádioweb Portal3. Segundo Endler, será a primeira transmissão integral em português feita por alunos de Jornalismo e a segunda no Brasil. O programa irá ao ar às 20h desta quinta-feira, 30, e poderá ser acessado pela internet, no site oficial da Universidade (www.unisinos.br/principal), através do link unisinos.br/radio. 

Comentários