Curso ensina a investigar área de educação com dados públicos

Com realização da Abraji e da Fundação Lemann, capacitação recebe inscrições para a 4ª edição

Fornecer aos jornalistas ferramentas para produzir reportagens que contribuam para o debate sobre educação no País é a proposta do curso "Investigando a Qualidade da Educação com Dados Públicos". Iniciativa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com a Fundação Lemann, o treinamento online é voltado a jornalistas e estudantes interessados em cobrir a área de educação.
Totalmente online e com três semanas de duração, o curso está em sua quarta edição. Nele, os participantes serão apresentados à plataforma QEdu, desenvolvida pela Fundação Lemann, juntamente com a Meritt, e conhecerão em detalhes os principais indicadores de qualidade e avaliações da educação no Brasil. As aulas abordam também as relações possíveis desses indicadores com índices como o PIB (Produto Interno Bruto), o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) e o investimento em educação.
Serão apresentados recursos de Reportagem com Auxílio do Computador (RAC) voltados à análise de dados. Os inscritos continuarão tendo acesso ao material didático mesmo após a duração do curso. Os únicos prazos são os de entrega dos exercícios ao final de cada um dos módulos semanais.
O curso, que já formou 185 profissionais de comunicação, é ministrado por Ricardo Meirelles, diretor da PrimaPagina e ex-editor do site do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud) no Brasil; e pelo economista Ernesto Martins Faria, coordenador de projetos da Fundação Lemann.
O investimento é de R$ 120 para sócios da Abraji e R$ 150 para não sócios. As inscrições podem ser feitas até 10 de agosto, mediante preenchimento do formulário.

Comentários