O que as marcas esportivas podem aprender com a religião?

Esta é uma das provocações do curso sobre Marketing Esportivo, que começa no sábado

div>
Gestores de marcas (esportivas, principalmente) têm muito mais a aprender com as religiões do que se pode imaginar. É partindo desta ideia que o consultor em estratégia empresarial e professor universitário André Arnt exporá conceitos e percepções sobre o tema no curso Marketing Esportivo - Transformando paixões em resultado. Promovido pela ColetivaEAC, o evento ocorrerá neste sábado, 14, das 9h às 16h, na Esade (General Vitorino, 25, Centro), em Porto Alegre. O curso é ministrado por Jorge Avancini, diretor-executivo de Marketing do Internacional.
Para ilustrar os sentimentos de vínculo e pertencimento presentes tanto no esporte como na religião, André apresentará mitos, heróis, rituais e símbolos. "No futebol, que é a prática esportiva mais popular no Brasil, por exemplo, esta relação é muito mais íntima. Tão íntima que o torcedor se sente parte do grupo e se dispõe a consumir produtos do seu time. Alguns vão além e ainda tatuam os escudos da equipe no seu corpo", relata o professor. Entretanto, André acredita que os clubes brasileiros não aproveitam esse potencial de consumo, diferentemente do que ocorre com times europeus: "Basta notar a quantidade de pessoas circulando com camisetas de equipes européias pela Capital".
Os interessados em participar do seminário ainda podem se inscrever via internet, em www.coletivaeac.com.br. O público-alvo é composto por profissionais ou estudantes de Administração de Empresas, Direito, Publicidade e Propaganda, Marketing, Jornalismo e Relações Públicas, que atuem ou pretendam atuar com gestão esportiva.
Avancini, que já gerenciou marcas como Coca-Cola e Unimed, apresentará o modelo de Marketing do clube colorado, onde responde pela gestão mercadológica desde 2005 - período no qual o time chegou ao primeiro lugar em número de associados no Hemisfério Sul. Ao final do curso, os alunos conhecerão as ferramentas mais importantes para a gestão de Marketing no esporte de alto rendimento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3331-5278.

Comentários