Professor ensina a aplicar métodos ágeis na comunicação

Daniel Wildt, da Uniritter, falou sobre a metodologia para um grupo de aproximadamente 25 pessoas

Com quase o dobro da lotação esperada para a sala três do edifício The Place, onde ocorrem os workshops de grupos nesta quarta-feira, 6, o professor da Uniritter Daniel Wildt apresentou um breve panorama de métodos ágeis e como aplicá-los aos processos de comunicação. Trazendo como referência a metodologia Scrum, sugeriu aos participantes listar tarefas e colocá-las em ordem de prioridade, além de definir seus responsáveis. Isso ajuda a identificar problemas, alcançar mais eficiência e a visualizar melhor a própria capacidade de realização, conforme explicou. "Muitas vezes, a gente não executa tudo que planeja, porque percebe que não é tão importante assim", comentou.

A adoção de métodos ágeis pode não depender de proximidade física, mas a disponibilidade dos envolvidos é fundamental. Daniel lembrou que, por vezes, o uso de ferramentas como o Trello acaba sendo vista como a solução para todos os problemas, o que é um equívoco. "O Trello é apenas uma ferramenta. Acontece de as equipes pegarem tarefas que não estão no topo, porque o trabalho está bloqueado por alguém que está de férias", exemplificou.

"Ao trabalhar assim (com métodos ágeis), eu deixo claro ao cliente a minha capacidade de demanda e faço com que ele saiba que estou dando o máximo que posso." Mesmo com o método consolidado, de acordo com o professor, ainda é preciso rever situações para aprimorar processos. "Pode acontecer de não saber que o conhecimento está dentro da equipe", alertou.

Comentários