Conferencista aposta no futuro da comunicação integrada

CEO da Fischer América abordou o tema no primeiro painel da manhã

Um grande número de participantes compareceu ao auditório para acompanhar o primeiro painel da manhã desta sexta-feira, último dia do festival. O conferencista Antônio Fadiga, CEO da Fischer América, apresentou o tema "Por que a comunicação integrada anda tão desintegrada?". Fadiga foi taxativo ao dizer que agência e cliente pensam de forma distinta e, se atualmente se fala tanto em comunicação integrada, é porque os clientes estão insatisfeitos. "Apenas a oferta multidisciplinar não resolve mais o problema. O cliente quer soluções integradas", explicou o painelista.


Para Fadiga, existem barreiras culturais que dificultam a implantação da comunicação integrada, a exemplo do costume do cliente de comprar serviços separadamente e a utilização, por parte das agências, de slogans no lugar de conceitos. "As agências estão perdendo mercado para as consultorias", alertou. Contudo, se mostrou otimista em relação ao futuro, apostando no trabalho integrado e nos conceitos fortes e duradouros. Para ilustrar sua fala, o conferencista exibiu campanhas no telão, entre elas a da marca Kaiser, que ressurgiu no mercado recentemente.


Os debatedores do painel foram Elaine Dias, do Grupo Estado, Socorro Jaramillo, da Toro Fisher América (Colômbia), Enrique Biedermam, da McCann Erikson do Paraguai, e Francisco Ribeiro, do Diário do Nordeste, do Sistema Verdes Mares. Nesse momento, é realizado o painel "Relação agência-anunciante: A importância das idéias na cadeia de valor das marcas", com a conferencista Suzana de Carvalho, Presidente da J. Walter Thompson, de Portugal.

Imagem

Comentários