Dupla de fotógrafos documenta em livro viagem pelo território brasileiro

Em 'Terra de água', Ita Kirsch e Bala Blauth mostram mananciais de água doce

Ita Kirsch e Bala Blauth - Divulgação

Os fotógrafos Ita Kirsch e Bala Blauth irão lançar, nesta quinta-feira, 23, a partir das 19h, seu sexto livro. Em 'Terra de Água', a dupla escreve sobre a viagem pelo território brasileiro documentando o modo como os mananciais de água doce do País se fazem presentes na diversidade de biomas e ecossistemas. A obra, financiada a partir da Lei de Incentivo à Cultura, será inaugurada no espaço Planta Baja (rua Couto de Magalhães, 520), em Porto Alegre.

A dupla explica que se deixou levar pelos caminhos que levavam a encontrar tais mananciais pelo País e relatam, ainda, que, infelizmente, não encontraram somente beleza e equilíbrio. "Deparamos com águas comprometidas devido à falta de saneamento e de tratamento, contaminadas pelos resíduos industriais despejados sem controle, desenganadas pelo uso exagerado de pesticidas e de fertilizantes", falou Ita. Bala complementou, informando que "felizmente, ainda há muita boniteza por esse Brasilzão, e foi ela que arrebatou nossos olhares e fez com que fotografássemos com as almas alagadas desta massa líquida, molhados do início ao fim".

Editado em um processo coletivo, o livro conta com a curadoria de Fernando Schmitt, textos de Paula Taitelbaum e projeto gráfico de Sauê Ferlauto. "Ao descrever a pele visível das coisas do mundo, a fotografia arrepia a imaginação. Essas águas de pura poesia que Bala e Ita enxergaram andando pelo Brasil, agora são fotografias cuja perfeição soa quase irreal", escreve o curador. 

Comentários