"Tambor da Aldeia" registra ações movidas contra a imprensa

Boletim informativo da ARI é atualizado semanalmente

A última edição do Tambor da Aldeia, boletim do Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), destaca a indenização de R$ 20 mil que a RBS TV de Florianópolis terá de pagar ao médico A.T., por ofensa à imagem e à honra. A decisão é fruto de uma reportagem que acusa o profissional de cometer irregularidades em atendimento no Hospital Celso Ramos.
'Tambor da Aldeia', editado pelo jornalista Vilson Antonio Romero, também apresenta a crítica do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) à censura prévia imposta ao jornal Diário do Grande ABC. O veículo está proibido de publicar reportagens sobre o descarte de móveis utilizados pela rede pública de ensino da cidade da região Metropolitana de São Paulo, conforme a liminar da 1ª Vara Cível de Santo André, a pedido do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT).
Os 815 garis do Rio de Janeiro que pedem uma indenização de R$ 4 mil cada ao jornalista Boris Casoy e à TV Bandeirantes, ingressaram no último dia 10 com recurso contra a decisão do juiz Brenno Mascarenhas, do 4º Juizado Especial Cível do RJ. Ele considerou que a declaração do apresentador não ofendeu toda a classe dos garis, apenas revelou um "constrangedor preconceito". Outro tema que ganha destaque no boletim é a acusação feita pela jornalista Simone Duarte, do site PB Agora, contra Almir Bento, assessor de imprensa da vereadora Ivonete Ludgério (PSB). A profissional conta que "o assessor a insultou e coagiu o seu trabalho em frente a outros colegas de profissão" devido a uma reportagem realizada sobre a vereadora.
A ARI disponibiliza aos profissionais e estudantes da comunicação social, por meio do correio eletrônico [email protected], um espaço para denuncias que envolvam  atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

Comentários