Agressão a Carpinejar é destaque no Tambor da Aldeia

Boletim da ARI registra situação violenta que escritor enfrentou

A agressão sofrida pelo jornalista e escritor Fabrício Carpinejar, do grupo RBS, está em destaque no Tambor da Aldeia, boletim semanal da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). No informativo, a entidade registra que o fato ocorreu enquanto uma equipe gravava o quadro DRnaTV, do programa Tcom Tudo Mais, na última semana. Por volta de 17h, após entrevistar pedestres no bairro Petrópolis, Carpinejar e colegas observaram um homem que os filmava usando um tablet. Ao se aproximar dele, Carpinejar foi agredido com socos e pontapés, assim como os demais integrantes da equipe. A confusão só se encerrou com a chegada de uma viatura da Brigada Militar, que estava próxima ao local. Desconhecendo os motivos da agressão, Carpinejar teve ferimentos leves e disse que o homem apresentava sinais de embriaguez. Todos prestaram depoimento no local e foram liberados.
O informativo da ARI também salienta que o projeto de lei (PL) 141/2011, de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR), pode ser votado nos próximos dias. O texto regula o direito de resposta em veículos de comunicação, especificando como deve buscar reparação alguém que se sentir ofendido por reportagem divulgada na imprensa. De acordo com a entidade, um ponto ainda causa divergência, que é o item que não deixa claro se valeria apenas para fatos errôneos ou inverídicos ou se também envolveria questões subjetivas, como opiniões.
Essas e outras notícias, incluindo situações de violência ou agressão ao redor do mundo, podem ser acompanhadas pelo Tambor da Aldeia, em sua versão online, ou no programa Conversa de Jornalista. A atração é transmitida aos sábados, pela Rádio da Universidade AM 1080, e apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Aos que quiserem colaborar com o boletim eletrônico, a ARI disponibiliza o email [email protected], para que profissionais e estudantes da área possam fazer suas denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. 

Comentários