ARI faz ações que assinalam o Dia da Imprensa

Painéis sobre o momento da profissão e do ensino da Comunicação serão realizados neste sábado

O Dia da Imprensa, que se comemora em 1º de junho, será registrado neste sábado pela ARI (Associação Rriograndense de Imprensa) com uma reunião especial na manhã deste sábado, 31, do Conselho Deliberativo e a realização de painéis sobre os desafios atuais para a profissão do jornalismo e para o ensino de Comunicação. Também integra a agenda a transferência de um acervo de depoimentos de jornalistas para o Museu de Comunicação Hipólito José da Costa.
O primeiro item da agenda prevê a realização de um painel com representantes da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, que apresentarão uma atualização sobre as ações desenvolvidas pelas entidades em Brasília, especialmente a que se refere à aprovação da PEC do Diploma. O tema do painel é  "Profissão Jornalista: momento de definições".
No momento seguinte, Luiz Adolfo Lino de Souza, vice-presidente da ARI, falará sobre o tema "Tendências da prática profissional: o papel e o digital". Depois será a vez de Mário Rocha, também vice-presidente, que abordará o impacto nos cursos de Comunicação trazido pelas novas Diretrizes Curriculares do Ensino de Jornalismo. O tema é "Novas Diretrizes Curriculares do Ensino de Jornalismo: o que muda nos cursos de Graduação".
A agenda inicia-se às 10h30min e será desenvolvida no Salão Nobre Hipólito da Costa, no 8º andar da sede da ARI, e a participação é aberta a interessados. Um artigo de Carlos Roberto Leite, publicado hoje em Coletiva.net, faz um histórico e relata a importância do Dia da Imprensa: neste ano de 2014, a imprensa brasileira está completando 206 anos. O registro remete a 1º de junho de 1808, quando começou a circular, em português, na Inglaterra, o jornal  Correio Braziliense (1808-1822), do gaúcho Hipólito José da Costa. Confira aqui.

Comentários