Assembleia da SIP em São Paulo tem inscrições abertas

Expectativa é reunir cerca de 600 participantes

A 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que acontece entre 12 e 16 de outubro em São Paulo, está com inscrições abertas. Na programação, estão debates e painéis sobre o presente e o futuro do jornalismo no continente americano, que, por quatro dias, pretendem transformar a capital paulista na voz em prol da defesa da liberdade de imprensa e informação nas Américas. A expectativa é de que a reunião receba cerca de 600 participantes, entre jornalistas, empresários e estudantes de comunicação de 34 países.
Temas como liberdade de expressão, ética, o papel de repórteres e editores, novos modelos de empresas jornalísticas, ameaças à imprensa, violência contra jornalistas, a ação do narcotráfico, censura judicial e os processos de legitimação do controle da imprensa devem fomentar os debates. Especialistas de internet, da área jurídica e de estratégia de mídia também discutirão assuntos correlatos.
Estão confirmadas as presenças da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que discorrerá sobre a liberdade de expressão e de informação como um direito natural. O dirigente do The New York Times, Arthur Sulzberger Jr.; o presidente do diário espanhol El País, Juan Luis Cebrián; a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva; Paul Steiger, da ONG Pro Publica, de Nova York; Ken Doctor, analista de mídias sociais nos Estados Unidos; Caio Túlio Costa, professor de jornalismo da ESPM; Fernando Saguier, do jornal argentino La Nación; Milton Coleman, presidente da SIP; e Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do Grupo Estado, também estão entre os palestrantes.
Na edição brasileira da Assembleia, será apresentado o resultado de uma pesquisa inédita com editores de jornais das Américas sobre as condições e o exercício da profissão. As inscrições para a 68ª Assembleia Geral podem ser feitas pelo site www.sipsaopaulo.com.br até o dia 12 de outubro. 

Comentários