Associação dos Jornais de Bairro troca presidência

Entidade busca se reerguer após renúncia dos dirigentes

A menos de um mês para o fim do ano, a Associação dos Jornais de Bairro (Ajob) terá que eleger uma nova diretoria. Isso porque a gestão que atuou em boa parte de 2012 renunciou por não haver entendimento entre dirigentes e conselheiros. Um dos objetivos da associação é intermediar negociações com os governos sobre distribuição de verbas públicas destinas à publicidade e isso teria sido o motivo do racha entre os integrantes. Membro da Ajob desde sua criação, em 1998, Elmar Bones relatou ao Coletiva.net que a secretária de Comunicação e Inclusão Digital do Estado, Vera Spolidoro, comprometeu-se com a associação a investir nessa distribuição. A direção da entidade entendeu que isso não estava acontecendo e cobrou retorno, mas a coordenadora da pasta não teria gostado da forma como isso aconteceu.
Conforme Elmar, parte dos conselheiros não concordou com a maneira como estava sendo conduzida a situação e as divergências surgiram. "Não podíamos deixar que a Ajob permanecesse sendo um centro de representação comercial para jornais pequenos, pois nossos compromissos são muito maiores do que isso", defendeu. De acordo com o diretor do Jornal JÁ, a renúncia da diretoria veio acompanhada da criação de uma nova entidade, chamada Associação de Jornais de Porto Alegre (AjoPoa), que tem como fundador Paulo Thomazini, diretor do Jornal Floresta.
Para dar continuidade à primeira associação, deverá ser realizada uma nova eleição na semana que antecede o Natal. Segundo Fernando Gadret, membro da Ajob e diretor do Jornal do Centro, a ideia é eleger Elmar Bones para a presidência, que está sendo exercida interinamente por Paulo Roberto Bitencourt, que era presidente do Conselho Fiscal. "Queríamos uma postura mais profissional nas negociações sobre verbas públicas, mas a renúncia acabou qualificando o nosso trabalho, pois lutaremos da forma que achamos correta", afirmou Gadret, salientando que qualquer um tem direito de criar uma associação, mas que a Ajob não deverá ser afetada por isso.
Permaneceram na entidade Jornal JÁ, Sprint Final, Usina do Porto, Jornal Bela Vista, Jornal do Centro, Metrópole Norte, O Cristóvão, Jornalecão e Fala Bom Fim. Os veículos, conforme Gadret, são os mais antigos e os fundadores da Ajob, que não aceitavam a forma como atuava a última gestão.
Procurados por Coletiva.net, membros da AjoPoa não foram encontrados.