Código de Ética do CP tem boa repercussão

Leitores, anunciantes e autoridades parabenizaram o veículo pela iniciativa

O Correio do Povo, do Grupo Record RS, publicou no último final de semana seu código de ética, que é baseado no primeiro editorial do jornal, veiculado na capa da sua primeira edição, em outubro de 1895. Conforme o diretor de Jornalismo do CP, Telmo Flor, a repercussão da iniciativa foi "extremamente positiva". "Recebemos diversas mensagens, que parabenizaram a nossa publicação", disse Telmo ao Coletiva.net. Segundo ele, os retornos positivos vieram especialmente de leitores, anunciantes e autoridades.
Conforme o texto publicado com o Código de Ética, até o lançamento do CP, no final do século XIX, o jornalismo praticado "era eminentemente partidário ou movido por interesses privados e individuais". Além disso, é registrado que o documento "aponta caminhos e mostra os compromissos que o jornal assume perante a sociedade, delineando seu presente e futuro". O código, segundo o Correio, é aplicável a todas as plataformas.
Na publicação, estão presentes a missão do jornal, o enfoque editorial, a interação com o leitor (seção de cartas e contatos) e o enfoque jornalístico de temas cotidianos (nomes de acusados, fontes, crianças e adolescentes, suicídio, direito de resposta, artigos, conselho de editores, pesquisas eleitorais, postura, matérias publicações e presentes). Um aspecto que não está detalhado no código é a relação da empresa com seus anunciantes, mas, de acordo com Telmo Flor, tudo está implícito nos demais itens.