Indenização a jornalista é destaque no Tambor da Aldeia

Boletim digital da ARI registra denúncias envolvendo livre exercício da profissão de jornalista

O boletim Tambor da Aldeia, publicação semanal da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), destaca o fato de que o apresentador Lasier Martins, da RBS TV, deve receber 30 salários mínimos de indenização pela publicação de matéria jornalística ofensiva no blog "Conversa Afiada", mantido pelo jornalista Paulo Henrique Amorim. A decisão é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o texto se refere aos desdobramentos de uma entrevista no Jornal do Almoço, quando Lasier - que anunciou nesta segunda-feira que vai se candidatar ao Senado - entrevistava o então candidato a governador Tarso Genro.
Outro fato destacado é a manifestação da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e da Associação Nacional de Jornais (ANJ), que criticaram a hostilidade contra a jornalista Marcela Lemos, da Rádio CBN, durante as manifestações de professores grevistas em frente à Câmara de Vereadores, no Rio de Janeiro. A repórter foi cercada por profissionais da educação que tentaram impedir sua entrada no prédio para acompanhar a sessão de votação do plano de carreiras da categoria.
A ARI disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. E o programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.  A pesquisa e a edição do Tambor da Aldeia são de Vilson Antonio Romero.

Comentários