JÁ lança revista com proposta de jornalismo crítico

Edição também celebra os 21 anos do Jornal JÁ

Coquetel realizado ontem à noite, no Memorial do Rio Grande do Sul, para cerca de 200 pessoas, celebrou os 21 anos do Jornal JÁ e o nascimento de uma nova revista. Na abertura do evento, o diretor da JÁ Editores, responsável pelas publicações, jornalista Elmar Bones, fez um retrospecto da história do jornal, apresentando e comentando algumas das edições mais significativas. Alguns assuntos se mostraram recorrentes na trajetória do veículo, como a cobertura dos debates sobre o Plano Diretor da Capital e os temas ligados a cultura, inclusão e meio ambiente. Destaque também para a reportagem sobre a morte do jovem Felipe Klein, realizada por Renan Antunes de Oliveira, que acabou vencedora nacional em 2004 do Prêmio Esso de Reportagem.


Elmar apresentou a revista como uma publicação de "jornalismo crítico, orientado pelo interesse público", e disse que, embora o lançamento se dê apenas em "nosso campinho", o objetivo é levá-la para outros pontos do país. "Nossa revista vai abordar uma pauta mais ampla de interesse regional e nacional, buscando ampliar a circulação. Em breve, estaremos ao alcance dos leitores das principais cidades do Brasil. Nossa meta é circular no Sul e Sudeste, além de Brasília", adiantou Bones, editor do veículo.


A edição número zero - dedicada à memória da jornalista Lilian Bem David, falecida em novembro passado - traz na capa a governadora Yeda Crusius e a manchete "Entre a vaca fria e o tijolo quente", chamando para a matéria que aborda o déficit fiscal do Estado. Também compõem a revista a primeira parte da série "Caminhos do crescimento" e um especial sobre o aniversário do Jornal JÁ, entre outras matérias.


O mistério que vinha sido mantido em relação ao nome da revista - "Vai ser uma surpresa, só revelada no dia do lançamento. Posso adiantar que vai ser "JÁ-alguma-coisa"", havia dito Elmar a Coletiva.net - foi explicado no evento. O título é surpresa inclusive para seu editor. Ele pediu a colaboração dos presentes para escolher o nome, entre as opções JÁ Repórter e JÁ+ ou outra sugestão. A partir de hoje, a revista está nas bancas, com preço de capa de R$ 8,90.

Imagem

Comentários