Revista sobre artes visuais será lançada neste sábado

"Investigação nº 11" tem produção local e será distribuída em 10 capitais do país

Está marcado para este sábado, 8, o coquetel lançamento da revista Investigação nº 11, iniciativa que aborda as artes visuais e seus desdobramentos teóricos. O evento acontece às 16h, no Santander Cultural. Está previsto um encontro com os especialistas em literatura e arte Maria Esther Maciel, Kathrin Rosenfield e Rommulo Vieira Conceição, que debaterão o tema ?Desdobramentos possíveis: percepção e recepção das Artes Visuais?.
A revista é um projeto desenvolvido pelos artistas plásticos Letícia Bertagna e Juliano Ventura, vencedores do projeto Conexões, da Petrobras, em parceria com o Ministério da Cultura e a Fundação Nacional da Arte. A dupla contou com o apoio dop filósofo Guilherme Maltone para editar a revista, que terá periodicidade semestral. O primeiro volume de Investigação nº 11 tem 84 páginas e uma tiragem de cinco mil exemplares com distribuição em museus, galerias e instituições culturais gaúchas e em mais nove capitais (Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza). O Santander é parceiro na distribuição da publicação em algumas cidades.
Entre as propostas da revista, estão temas como o comprometimento com a formação de agentes e gestores culturais, curadores, professores, estudantes e artistas, além da problematização da crítica, teoria e história da arte. Os colaboradores da primeira edição são Adriano e Fernando Guimarães, Alice Souza, Eduardo Montelli, Elias Maroso, Elida Tessler, Elke Coelho, Isabel Ramil, Jorge Soledar, Kathrin Rosenfield, Marcone Moreira, Maria Esther Maciel, Marina Rheingantz, Nara Amélia Melo, Ricardo Basbaum, Rodrigo Braga, Rommulo Conceição, Túlio Pinto e Yuri Firmeza.
Conforme explicou a Coletiva.net a editora da revista, Letícia Bertagna, o nome da revista é inspirado no livro Investigações Filosóficas, do filósofo Ludwig Wittgenstein. "A investigação número 11 no livro é em busca da percepção da ambiguidade da imagem e relação entre emissão e recepção das obras de arte. Pretendemos seguir essa linha de discussões na revista", disse.
Imagem

Comentários