RSF critica permanência de censura ao Estadão

Após quase 200 dias da decisão, entidade se diz preocupada com a situação

A Organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) afirmou que está preocupada com as consequências da manutenção da censura ao jornal O Estado de S. Paulo. Após quase 200 dias da decisão que impede o veículo de publicar informações sobre a Operação Boi Barrica, que investiga o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney, a situação permanece a mesma.
"A partir de agora, quem poderá impedir um queixoso de obter a proibição de divulgar notícias sobre a sua pessoa, mesmo quando a informação for de interesse público? Enquanto a censura imposta ao Estado de S. Paulo não for anulada e condenada, a ameaça perdurará. Tanto em termos de conteúdo como de forma, a medida é questionável por mais de uma razão", declara a entidade.
A organização também alega que a censura atinge um fato diferente da queixa apresentada por Fernando Sarney. "O Estado de S. Paulo foi sujeito a censura por motivos diferentes daqueles invocados originalmente pelo próprio empresário. A censura diz respeito a uma operação imobiliária duvidosa envolvendo o empresário. Mas Fernando Sarney apresentara queixa contra o jornal na sequência da publicação de um resumo de escutas telefônicas, efetuadas pela Polícia Federal, sobre um assunto completamente distinto".
A RSF questiona, ainda, a legitimidade da ação e as intenções políticas, já que apenas um veículo foi censurado. "Por último, como explicar que apenas um meio de comunicação seja sancionado por uma informação que a restante mídia pode divulgar e que o público conhece perfeitamente? É difícil não pensar numa decisão política propositada, sabendo que cabe ao STF (Supremo Tribunal Federal) a última palavra no direito brasileiro".
Fernando Sarney chegou a anunciar sua desistência da ação, em dezembro, mas o Estadão continua sob censura por não ter aceitado a medida. O jornal prefere seguir com o julgamento do caso pelo mérito da questão.
Leia também em Coletiva.net
Estadão nega desistência de Fernando Sarney no caso da censura
STF rejeita recurso e mantém censura ao Estadão

Comentários