Tambor da Aldeia destaca agressão a profissionais do CQC

Boletim eletrônico da Ari também registra manifestação da Fenaj a caso semelhante em Cuiabá

O Boletim Eletrônico da Associação Riograndense de Imprensa, Tambor da Aldeia, destaca esta semana o caso do repórter Danilo Gentili e do produtor Yuri Cruz Costa, do programa Custe o Que Custar (CQC), da Bandeirantes, que foram agredidos ao tentarem ingressar no prédio da prefeitura de Analândia, no interior de São Paulo, para apurar uma denúncia. Gentili e Costa registraram Boletim de Ocorrência, mas  a prefeitura de Analândia ainda não se manifestou sobre o caso. 
Em Cuiabá, no Mato Grosso, o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade, repudiou a agressão do vereador Lourivaldo Moraes (DEM) à repórter Márcia Pache, da TV Centro-Oeste, retransmissora do SBT no Estado.  Andrade pede que a Câmara e outras autoridades estejam atentas na punição do vereador, pois segundo ele, a agressão atingiu toda a categoria. A Fenaj apoia a manifestação do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) contra o político e divulgou nota de repúdio em seu próprio site. 
Pelo mundo, o jornalista mexicano, Juan Francisco Rodríguez, do jornal El Sol de Acapulco, e sua esposa foram assassinados a tiros por dois desconhecidos. Desde 2009, o México registra um grande número de assassinatos de jornalistas. No último ano foram 12  e em 2010 o número já chega a sete mortos. 
Em Cuba, o estado de saúde do jornalista dissidente Guillermo Fariñas piorou nos últimos dias. Em greve de fome há mais de quatro meses, ele foi diagnosticado com uma trombose na veia jugular. De acordo com a mãe de Fariñas, Alicia Hernández, o estado de saúde de seu filho é "grave", com quadro que inclui problemas hepáticos, infecção causada por uma bactéria e um coágulo na jugular. Fariñas iniciou sua greve de fome em 24 de fevereiro, após a morte de Orlando Tamayo. Ele pede que o governo liberte 26 presos opositores que estão doentes. Desde o 11 de março, o jornalista está internado em um hospital na cidade de Santa Clara. 
Essas e outras notícias estão no Tambor da Aldeia desta semana. Denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista podem ser repassadas a ARI pelo e-mail [email protected].

Comentários