Tambor da Aldeia revela condenação de "Capitão Gay"

Em Santa Catarina, policiais fazem Boletim de Ocorrência contra os repórteres Felipe Pereira e Raphael Faraco

A última edição do Tambor da Aldeia, boletim do Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), revela que a 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça gaúcho condenou o jornal Diário da Manhã, de Pelotas (RS), e José Antônio San Juan Cattaneo, o 'Capitão Gay'. Eles terão de indenizar um leitor citado como homossexual no impresso. Já em Santa Catarina, o repórter Felipe Pereira, do Diário Catarinense, foi preso, algemado e levado à Central de Polícia, enquanto cobria uma manifestação de estudantes contra o aumento das passagens de ônibus, em 21 de maio.
O autor da ação movida contra o 'Capitão Gay' e o 'Diário da Manhã' é um servidor público, que diz ter sofrido 'graves prejuízos morais' com a publicação do seu nome na 'Coluna do Meio', em 2004. O jornal conta que ele encaminhou um e-mail defendendo os homossexuais. O servidor nega ter enviado qualquer tipo de e-mail ou comentário ao veículo. A decisão de primeira instância condenou os réus a uma indenização de R$ 12,4 mil, além de terem de publicar esse resultado no jornal. Mesmo depois de recorrer, o veículo e o colunista foram condenados por dano moral, mas o valor da indenização baixou para R$ 3 mil.
Em Santa Catarina, os policiais militares fizeram um boletim de ocorrência (BO) contra o repórter Felipe Pereira e o colega Raphael Faraco, da RBS TV. Eles afirmam que os profissionais xingaram os PMs ao serem abordados. Os repórteres negam as acusações. Pereira foi ouvido pela Polícia Civil e Faraco, que não foi preso, também foi à Central. Eles dizem que tudo começou com a abordagem agressiva feita pelos policiais ao Flávio Neves. Mesmo liberado, Felipe disse ter sido atingido na garganta com um cassetete.
A Associação Riograndense de Imprensa ( ARI) disponibiliza aos profissionais e estudantes da comunicação social, por meio do correio eletrônico [email protected], um espaço para denúncias que envolvam  atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.

Comentários