Três jornalistas estão entre os 10 mais votados no País

Manuela e Paulo Borges são os destaques gaúchos

A eleição para deputado federal elegeu três jornalistas entre os 10 candidatos mais votados do Brasil. No Rio Grande do Sul, a campeã de votos foi a vereadora de Porto Alegre Manuela D"ávila, de apenas 25 anos. Graduada em Jornalismo pela PUCRS, a ex-dirigente da União Nacional dos Estudantes, foi eleita pelo PCdoB com 271.829 votos, garantindo o posto de nona mais votada do País. Ainda no Rio Grande do Sul, o deputado estadual mais votado também é jornalista. Paulo Borges, que concorreu pelo PFL, ficou conhecido por ser o "homem do tempo" da RBS TV.


O líder de votos entre os jornalistas foi o ex-repórter dos sensacionalistas Aqui e Agora, no SBT, e Cidade Alerta, na Record, Celso Russomano. Ele, que também atuou nas rádios Bandeirantes AM e Manchete FM, foi o terceiro candidato a deputado mais votado, com 555.653 votos. Russomano, que concorreu pelo PP paulista, ainda elegeu seu irmão mais novo como deputado estadual por São Paulo. Ele só perdeu para Paulo Maluf e Ciro Gomes.


O segundo jornalista mais votado para a Câmara foi Fernando Gabeira, do PV do Rio de Janeiro, com 293.057 votos. O sucesso de Gabeira nas urnas era mais do que esperado. Estrela da CPI dos Sanguessugas, Gabeira se manteve com destaque sempre positivo no noticiário político dos últimos meses. Ele foi puxador de votos para a legenda do PV no programa eleitoral de quase todos os estados. Em 2002, quando foi candidato pelo PT, recebeu pouco mais de 40 mil votos.

Comentários