Versão da hora

Abril demite funcionários e pode descontinuar revistas

Diversas informações circularam na última semana sobre possíveis encerramentos de revistas da Editora Abril - entre elas, Capricho, Contigo! e Playboy. Na sexta-feira, 7, a empresa iniciou o que está chamando de "um processo de reestruturação", e desligou diretores de núcleo. Estão na lista dos demitidos Alfredo Ogawa, diretor de serviços editoriais da Abril Mídia; Claudio Ferreira, diretor comercial de administração da Unidade de Negócios Veja; Daniel Gomes, diretor de Planejamento Estratégico e Novos Negócios; Kaike Nanne, diretor do Núcleo Comportamento; Márcia Neder, diretora do Núcleo Moda e Beleza; entre outros.
A editora enviou comunicado oficial à imprensa e confirmou a realização de mudanças. Além disso, antecipou que outras ainda devem acontecer nesta semana. Após as alterações no quadro de funcionários, o Grupo Abril passa a ter uma nova estrutura e a junção das unidades de negócios que estavam ligadas à Abril Mídia. Elas serão cinco: Unidade de Negócios Veja, UN Exame, UN Abril Segmentadas, UN Negócios Digitais e UN de Negócios de Assinaturas.
A companhia decide pela reestruturação pouco tempo após ter anunciado sua receita líquida de R$ 2,98 bilhões, alcançados em 2012. Segundo o Grupo Abril, a área digital também apresentou números satisfatórios: os sites atingiram 59 milhões de internautas; o Exame.com teve crescimento de 86% e chegou a 53 milhões de pageviews; e a empresa ainda comprou a participação dos minoritários na Elemidia e passou a ter 100% do negócio.