Versão da hora

Censura ao Estadão vai virar livro

A história do processo que proíbe o Estadão de publicar informações sobre a Operação Boi Barrica vai virar livro. O anúncio foi feito pelo jornalista José Maria Mayrink, um dos autores da obra, nesta quinta-feira, 25, durante o seminário "Liberdade de Expressão: Direito à Informação nas sociedades contemporâneas da América Latina".
Conforme publicado no site Comunique-se, Mayrink, que escreve o livro com o também jornalista Moacir Assunção, considera o caso do Estadão uma ameaça para toda a imprensa. "Se isso virar jurisprudência, toda vez que alguém se sentir ofendido vai entrar com uma liminar para proibir a publicação. Isso pode atingir a imprensa inteira", avaliou.
O caso de censura ao Estadão se arrasta desde julho do ano passado, quando uma liminar impediu o jornal de divulgar informações sobre uma investigação da Polícia Federal que envolve o nome do empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB).
A obra, que já está em vias de finalização, será lançada logo após a Justiça decidir o caso, o que deve ocorrer em breve.
Leia também em Coletiva.net:
Censura no Estadão já completa 220 dias
Estadão nega desistência de Fernando Sarney no caso da censura
STF rejeita recurso e mantém censura ao Estadão

Comentários