Audiência na web também tem seus horários nobres

Acessos por PC e laptop caem após as 18h e dão espaço ao uso de dispositivos mobile

Assim como a televisão, a internet também tem seu primetime. Na web, uma série de fatores determina o pico de audiência online. O que se pode garantir é a ocorrência de uma mudança definitiva nesse cenário a partir das 18h. PC e laptop são fortes no horário de trabalho, mas começam a baixar drasticamente a partir dessa hora. O acesso pelo smartphone é estável o dia inteiro e depois das 18h, chega ao pico. Já o tablet tem alto uso pela manhã, fica fraco durante o dia e sobe muito à noite, segundo dados revelados pelo diretor-geral da comScore, Alex Banks, na edição de agosto da revista Proxxima.
Na avaliação do Instituto Verificador de Circulação (IVC), a audiência por computador pessoal é maior das 8h às 18h e tem queda à noite por ser mais utilizado no trabalho. Já os adeptos dos tablets navegam mais na web das 21h às 23h e o dos smartphones, às 8h e às 18h, horários em que as pessoas geralmente estão a caminho do trabalho. Esse comportamento se refere a diversos mercados.
Ainda de acordo com o IVC, as oscilações também ocorrem por dia da semana, influenciadas pelo perfil da audiência de cada site. O site do Estadão, por exemplo, tem seu maior público concentrado no horário de trabalho, enquanto a página da revista Capricho o pico de audiência ocorre nos finais de semana.
A faixa das 19h às 22h é considerada o horário nobre da internet, no período de segunda-feira a sexta-feira, segundo pesquisa realizada pela Hi-Midia e a M.Sense para a revista Proxxima. Conforme 41% dos entrevistados, as principais atividades são navegar nas redes sociais, seguida da leitura de notícias (32%) e visualização de vídeos (31%). Já aos sábados e domingos, a maior concentração de acesso ocorre das 14h às 22h. Nesse caso, as atenções ficam voltadas ao entretenimento (53%) e à leitura de e-mails (41%).

Comentários