Crescem em 197% os ciberataques no Brasil

Registros ultrapassam a marca de um milhão no último ano

Os ciberataques no Brasil cresceram 197% no último ano, segundo informações do Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Segurança (Cert.br). As notificações desses casos passaram de 352.925 para mais de um milhão, no período entre 2013 e 2014, e a maioria é composta por tentativas de fraude. Outro relatório, divulgado em fevereiro pela companhia holandesa de segurança digital Gemalto, indica que mais de 1.500 vazamentos de dados por criminosos digitais em 2014 levaram ao comprometimento de um bilhão de informações, 78% a mais do que em 2013.
Analista de segurança do Cert.br, Miriam Von Zuben considera que o aumento dos ataques é uma tendência mundial, já que a internet ocupa um papel importante na sociedade. Ao jornal O Globo, ela afirmou que "esse meio atrai o interesse de quem deseja obter alguma vantagem financeira através do uso da rede".
As queixas relacionadas a fraudes desse tipo, segundo a coordenadora de atendimento do Procon-RJ, Soraia Panella, são frequentes nas centrais de atendimento da entidade. "Todos os dias temos muitos problemas de boletos fraudados, a maioria deles com relação a ataques efetuados na internet. São comuns os relatos de consumidores que entram em determinado site e, por meio dele, ter imprimido um boleto para pagamento, acreditando que o banco o enviou o documento", alegou Panella.

Comentários