Dois terços dos internautas usam TV e web ao mesmo tempo

Pesquisa avaliou a importância do conteúdo na relação marca-consumidor

Em uma série de pesquisas intitulada Content Marketing, a Hi-Mídia e a M.Sense fizeram um mapeamento do comportamento dos usuários na internet. O levantamento avaliou a importância do conteúdo nas estratégias de marketing das empresas, tanto como gerador de audiência quanto como fonte de informação na tomada de decisão de compra dos consumidores. A pesquisa mostrou que cerca de 68% dos entrevistados usam TV e internet simultaneamente e que, além disso, existe uma interação entre as duas mídias, como os comentários nas redes sociais sobre programas de TV, notícias e eventos esportivos. Dentre os usuários que acessam a internet enquanto assistem à TV 82% checam e-mails, 69% acessam as redes sociais e 65% leem conteúdos de interesse.
De acordo com Bruno Maletta, responsável pela pesquisa na M.Sense, o uso de várias mídias ao mesmo tempo fragmenta a atenção do consumidor, aumentando a relevância da estratégia de conteúdo pelas empresas e possibilitando explorar a interação entre elas. "É fundamental para o anunciante estar em várias mídias que façam sentido para o consumidor, bem como produzir um conteúdo que o atraia. Para isso, entender cada vez mais os hábitos do consumidor é tão importante quanto entender a forma como ele usa o produto anunciado", afirma.
Entre as categorias de conteúdos, a maior parte dos entrevistados busca em blogs assuntos referentes à saúde/alimentação (21%), tecnologia (19%) e cultura (19%). Trinta por cento das mulheres priorizam assuntos de saúde/alimentação, enquanto 30% dos homens preferem posts de tecnologia. Dos que optam pelos blogs, 35% consideram positivo não ter que se cadastrar ou pagar para ter acesso ao conteúdo, 34% levam em consideração o fato de serem pessoas que escrevem como indivíduos comuns e 31% preferem blogs por conta do conteúdo mais específico e especializado.
O levantamento ouviu 3.820 pessoas das cinco regiões do País. A amostra segue aproximadamente a distribuição de região, sexo e classe social dos usuários de internet no Brasil. A metodologia adotada foi a de pesquisa quantitativa online, por meio de questionário estruturado.

Comentários