Estudantes lançam blog de reportagens de jornalismo ambiental

Despoluição do Guaíba e fontes alternativas de energia estão entre os temas abordados

Nesta quinta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, acadêmicos da UniRitter lançam o blog jornalismoambiental.uniritter.edu.br . Na página, a despoluição do Guaíba, a mudança do clima, as fontes alternativas de energia, a busca por alimentos saudáveis e a educação ambiental pautam reportagens e entrevistas. O conteúdo foi produzido para a disciplina de Jornalismo Ambiental, incluída na grade curricular do curso com o objetivo de dar aos futuros profissionais ferramentas para que sejam capazes de lidar com temas ambientais em qualquer editoria.
A disciplina, oferecida pela primeira vez no primeiro semestre deste ano, é coordenada pelo professor Roberto Villar Belmonte, que acompanha o setor desde 1991 como repórter. Com passagens por diversos veículos de comunicação, Roberto foi um dos criadores da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e, atualmente, realiza pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Ufrgs. Ele destaca que a disciplina nasce como obrigatória no curso de Jornalismo, "em sintonia com as novas diretrizes curriculares do MEC, que incluem o desenvolvimento sustentável como uma das conquistas históricas da cidadania que precisam ser compreendidos e valorizados pelos novos jornalistas brasileiros".
Durante o semestre, os alunos conhecem os principais conceitos da área ambiental através de textos clássicos, visitas, palestras e discussões em aula. Depois produzem reportagens sobre os principais temas ambientais. As primeiras já podem ser conferidas no blog.

Comentários